sexta-feira, 15 de junho de 2012

TICS -Tecnologias de Informação e Comunicação - ATIVIDADE 1.1 - QUEM SOU EU?


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Na minha vivência como docente, procuro sempre buscar novos conhecimentos, novas possibilidades para ajudar os nossos alunos a utilizar essas ferramentas em seu processo de aprendizagem. Com isso também aprendo muito. Muitas vezes me surpreendo com algumas novidades tecnológicas trazidas pelos alunos. Nesse momento há uma troca, de professor a aprendiz e vice-versa.
Hoje, somos bombardeados por um volume de informações que nos chegam a cada instante e quem não se adaptar a esse “novo tempo” ficará “ à margem. Vivemos numa época em que o educando, do ponto de vista tecnológico, está à frente do educador, completamente adaptado num mundo globalizado e tecnológico, enquanto muitos educadores ainda não sabem ligar um computador.
Tenho tido a oportunidade de trabalhar com os alunos da EJA (educação de Jovens e Adultos). Inserir os adultos nesse universo digital é um desafio, mas por isso mesmo uma experiência muito gratificante. Para eles é como se abrisse “uma janela para o mundo”. Ministro um cursinho de digitação, editor de textos e internet antes do horário das aulas. A procura é muito grande e a frequência também. Ajudo os professores a elaborarem aulas usando os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Com isso as aulas têm se tornado mais atrativas, segundo depoimentos dos próprios alunos.
Enfim, precisamos refletir e dinamizar nossa prática pedagógica, sistematizar e organizar conteúdos interessantes, utilizar as diversas mídias, buscar soluções para os problemas que surgirão, compartilhando experiências, ensinando e aprendendo com os colegas e com os alunos para que possamos vencer os desafios impostos pela sociedade e pela evolução tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário