SEQUÊNCIA
DIDÁTICA -PUBLICIDADE: A PROPAGANDA E A ARTE
DURAÇÃO:
4 AULAS
NOME DO
AUTOR: LUIZ FERNANDO DE CARVALHO
DISCIPLINA
– LÍNGUA PORTUGUESA
TECNOLOGIAS
-
Programas Educativos
-
Internet: redes sociais, criação de blog, vídeos do youtube,
sites de busca (google)
_
Programas artísticos BrOffice e paint
|
CONTEÚDOS
_
Análise linguística: variação linguística: modalidades,
variedades, registros
_
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
_
Língua oral e escrita: prática de produção de textos
publicitários
|
ESTRATÉGIAS
_ Conhecer e interpretar as relações existentes entre a propaganda e a arte;
_
Identificar e pesquisar textos artísticos que estabelecem
um diálogo com a publicidade
_
Perceber as apropriações que a arte faz das propagandas e seus
efeitos sobre a recepção estética do texto;
|
A proposta é uma sequência didática desenvolvida em 4 aulas para
conhecer e interpretar as relações existentes entre a propaganda e
a arte, dentre outras coisas. Achei muito interessante as estratégias
utilizadas. Por exemplo ao analisar as interfaces entre a propaganda
e a arte usou-se a imagem retirada de um site de busca o poema
“clichetes” de Philadelfo Menezes. Depois comparou-o com o
produto “chicletes”, usando uma logomarca parecida de uma marca
conhecida.
A atividade de recriação proposta é para ser feita utilizando o
programa do BrOffice e a produção artística também no paint e
BrOffice. Esses recursos a mais no processo ensino aprendizagem
desafiam os alunos a buscar mais conhecimento. A visualização e a
própria pesquisa do assunto possibilita aos alunos a ampliação da
sua visão de mundo e uma maior interação nas aulas tornando-as
mais agradáveis e criativas.
A avaliação acontece de forma processual. Precisamos observar o
processo de argumentação dos alunos e como ele tem avançado na
produção e fundamentação do texto oral e escrito.
Por fim, a sugestão da criação de um blog e as instruções de
como fazê-lo me ajudou na criação de um blog para divulgação dos
trabalhos feitos pelos alunos para que eles socializem com outras
pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário