sexta-feira, 15 de junho de 2012

TICS - ATIVIDADE 1.5 - FICHAMENTO EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS



SEQUÊNCIA DIDÁTICA -PUBLICIDADE: A PROPAGANDA E A ARTE
DURAÇÃO: 4 AULAS
NOME DO AUTOR: LUIZ FERNANDO DE CARVALHO


DISCIPLINA – LÍNGUA PORTUGUESA
TECNOLOGIAS

- Programas Educativos
- Internet: redes sociais, criação de blog, vídeos do youtube, sites de busca (google)
_ Programas artísticos BrOffice e paint
CONTEÚDOS

_ Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
_ Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
_ Língua oral e escrita: prática de produção de textos publicitários

ESTRATÉGIAS

_ Conhecer e interpretar as relações existentes entre a propaganda e a arte;

_  Identificar e pesquisar textos artísticos que estabelecem um diálogo com a publicidade
_ Perceber as apropriações que a arte faz das propagandas e seus efeitos sobre a recepção estética do texto;

A proposta é uma sequência didática desenvolvida em 4 aulas para conhecer e interpretar as relações existentes entre a propaganda e a arte, dentre outras coisas. Achei muito interessante as estratégias utilizadas. Por exemplo ao analisar as interfaces entre a propaganda e a arte usou-se a imagem retirada de um site de busca o poema “clichetes” de Philadelfo Menezes. Depois comparou-o com o produto “chicletes”, usando uma logomarca parecida de uma marca conhecida.
A atividade de recriação proposta é para ser feita utilizando o programa do BrOffice e a produção artística também no paint e BrOffice. Esses recursos a mais no processo ensino aprendizagem desafiam os alunos a buscar mais conhecimento. A visualização e a própria pesquisa do assunto possibilita aos alunos a ampliação da sua visão de mundo e uma maior interação nas aulas tornando-as mais agradáveis e criativas.
A avaliação acontece de forma processual. Precisamos observar o processo de argumentação dos alunos e como ele tem avançado na produção e fundamentação do texto oral e escrito.
Por fim, a sugestão da criação de um blog e as instruções de como fazê-lo me ajudou na criação de um blog para divulgação dos trabalhos feitos pelos alunos para que eles socializem com outras pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário